Baía das Gatas

 

Baía das Gatas 2024: Rescaldo dos 40 anos do festival






Chegou ao fim a 40º edição do Festival de Música da Baía das Gatas. Foram quatro dias de festa, com música para todos os gostos e um cartaz de luxo, desde a brasileira Ivete Sangalo, passando pelas Divas, artistas conhecidos do público jovem como TAYC e T-Rex ou aqueles que fazem parte da história do festival como Vlú & Banda. Apesar da paragem forçada pela chuva, o público deu nota “mais do que positiva” aos quatro dias do certame.

A abertura do festival que marcava os 40 anos da “baía” foi feito por ninguém menos que Ivete Sangalo, a cantora brasileira subiu ao palco trajada com as cores de Cabo Verde, com a bandeira cabo-verdiana ao ombro e levou o público ao delírio com um show eletrizante.

A artista afirmou que se sentiu amada e prometeu voltar mais vezes ao país e a São Vicente, deixando mesmo aberta a sua participação no Carnaval do “Brasilim”.

Ainda no primeiro dia, por volta das 02h, o “king of vibe” MC Acondize fez a felicidade dos festivaleiros da baía com sucessos como “É pa pila”.

No segundo dia do festival, sexta, abriu-se o palco com a atuação das Divas, um quarteto composto por Bertânia Almeida, Jennifer Soledade, Diva Barros e Ceuzany.

Um dos melhores públicos

Dino subiu ao palco por volta das 02:40 e não deixou “nada a desejar” ao público sanvicentino, “um dos melhores públicos” na opinião do artista.

O certame seguiu com a atuação de Richie Campbell que, com um “show” eletrizante, de “reggae”, “dancehall” e “RnB” e mais tarde, às 07 da manhã, subia ao palco o “menino prodígio” Djodje levando o público ao delírio no areal.

Baia das gatas como o melhor festival de cabo verde

O Festival de Baía das Gatas e o Festival de Música da Baía das Gatas realizam-se num fim-de-semana de lua cheia de Agosto na Baía das Gatas, uma vila e uma baía na parte nordeste da ilha de São Vicente, Cabo Verde. É o festival de música mais popular de Cabo Verde e provavelmente está sendo o primeiro, nos seus primeiros anos, foi o único festival de música do país até ao Festival de Gamboa que foi criado em 1992 na Praia na ilha de Santiago. É apelidado de Woodstock da África. [1]

História
O festival foi criado em 1984 pelo músico e compositor Vasco Martins e seus amigos,[2] foi feito com um orçamento de 180 mil escudos e equipamentos limitados a 150 watts.,[3] também foi fundado por Djô d'Eloy cujo nome verdadeiro era José Rodrigues Silva No primeiro ano, os músicos vieram do Mindelo, atrairia pessoas de outras ilhas de Cabo Verde e da diáspora. Na década de 1990, estrangeiros e forasteiros visitavam o festival.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carnaval em São Vicente

Musica mais conhecida de cabo verde

Tartarugas de cabo verde